Em Cabo Verde nidificam actualmente oito espécies de aves marinhas: o Alcatraz, o Rabo-de-junco, a Cagarra, o Gongon, o Pedreiro, o João-preto, o Pedreiro-azul e o Pedreirinho. Durante muito anos desconhecia-se onde se alimentavam estas espécies, principalmente aquelas espécies mais pequenas como o Pedreirinho ou o Pedreiro-Azul ou mais nocturnas como o João-Preto. De 2017 a 2019, a equipa de conservação das aves marinhas de Cabo Verde esteve a colocar dispositivos GPS em cada uma das 8 espécies para assim determinar as principais áreas onde se alimentam durante o período reproductor.

Os resultados podem-se observar nos mapas apresentados nesta entrada do blog. O Alcatraz apesar de ser a espécie de ave marinha de maior tamanho a nidificar em Cabo Verde é a que se alimentam mais perto das suas colónias.  A Cagarra é a única espécie de Cabo Verde que viaja até à costa do Senegal para se alimentar e onde interactua com os barcos de pesca que operam nesta área muito produtiva, o que sugere que parte da sua alimentação poderá depender dos recursos pesqueiros descartados ou dos iscos utilizados pelos pescadores. As restantes espécies são bastante oceânicas, não se aproximando da plataforma continental africana, sendo que o Pedreiro e o Pedreiro-azul alimentam-se mais perto das suas colónias que o Gongon, o João-preto ou o Pedreirinho. O Gongon é a única espécie que durante o período de incubação do ovo viaja para o norte de Cabo Verde para se alimentar.

Esta informação obtida através dos dispositivos GPS permitir-nos-á identificar quais as áreas marinhas mais importantes onde as aves marinhas de Cabo Verde se alimentam e as potenciais ameaças a que estão sujeitas no mar.

Blog

Quanto tempo vivem as aves marinhas?

Quanto tempo vivem as aves marinhas?

Quanto tempo viverão as aves marinhas? Se tivesses de fazer uma aposta o que dirias? 5 anos? 10 anos? 30 anos? Achas que há aves marinhas que serão mais velhas que tu? A ave selvagem mais velha que se conhece é uma ave marinha que se chama Wisdom. É uma fêmea de...