Quem somos

MAVA

Fundação MAVA – Investir nas pessoas e na natureza.

A Fundação MAVA nasceu da paixão, visão e espírito solidário do Dr. Luc Hoffmann. Foi criada em 1994, tem a sede na Suíça e uma representação no Senegal. Em 2010, André Hoffmann assumiu a liderança da MAVA que é hoje um dos principais financiadores da conservação da natureza a nível global, integrando 4 principais áreas de intervenção:

Conservação da biodiversidade e de ecossistemas funcionais

– Gestão e utilização sustentável dos recursos naturais

– Reforço dos parceiros e da comunidade da conservação

– Desenvolvimento da economia sustentável

A MAVA intervém em três regiões geográficas, Mediterrâneo, África Ocidental, Arco alpino e Suíça. A MAVA opera no respeito pela cultura local e aposta no envolvimento das populações e comunidades locais nos projectos que financia. Entre 1994 e 2018 a MAVA financiou 1046 projectos, num valor de 840 milhões de Francos Suíços.

Birdlife

A BirdLife International é uma parceria global de organizações de conservação (ONGs) que se esforça para conservar as aves, seus habitats e a biodiversidade global, trabalhando com as pessoas em prol da sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Juntos, somos 121 Parceiros BirdLife em todo o mundo – um por país ou território – e em crescimento.

Somos motivados pela crença de que as pessoas locais, trabalhando pela natureza nos seus próprios lugares, mas conectadas nacional e internacionalmente por meio de nossa Parceria global, são a chave para sustentar toda a vida neste planeta. Essa abordagem local-global exclusiva oferece alto impacto e conservação a longo prazo para o benefício da natureza e das pessoas.

BirdLife é amplamente reconhecida como líder mundial em conservação de aves. A ciência rigorosa informada pelo feedback de projetos no terreno em locais e habitats importantes nos permite implementar programas de conservação bem-sucedidos para aves e toda a natureza. Nossas ações estão fornecendo soluções práticas e sustentáveis, beneficiando significativamente a natureza e as pessoas.

DNA 

A Direção Nacional do Ambiente (DNA) é um serviço central do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) com funções de conceção, regulamentação, coordenação, execução e apoio direto ao Ministro, nos domínios do ambiente, nomeadamente a prevenção e avaliação de impactes, conservação da natureza, a informação ambiental e do seguimento da qualidade ambiental, e integra as seguintes direções de serviço:

– Serviços de Prevenção e Avaliação de Impactes Ambientais;

– Serviços de Seguimento e Informação da qualidade Ambiental;

– Serviços de Saneamento Ambiental; e

– Serviços de Conservação da Natureza.

A Direção de Serviço de Conservação da Natureza (DSCN) é o serviço interno de coordenação de estratégias, planos e medidas necessárias para a conservação da natureza e é o serviço responsável pela Coordenação do Projeto a nível nacional.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação de aves marinhas:

Adélcio Fernandes

Técnico DNA

Zuleika Rodrigues

Assistente de coordenação

Adilson Fortes

Áreas Protegidas Santo Antão

Silvino Brito

Área Protegida de Monte Gordo (São Nicolau)

Ivani Duarte

Área Protegida de Monte Gordo (São Nicolau)

Gabriel Tavares

Área Protegida da Serra Malagueta (Santiago)

Biosfera – Cabo Verde

 

Página web: www.biosfera1.com

Twitter: @BiosferaCV

Facebook: @BiosferaCV

Instagram: biosferacv

Youtube: Biosfera Cabo Verde

Fundada em 2006, a Biosfera 1 – Associação para a defesa do Meio Ambiente, é uma ONG cabo-verdiana com sede no Mindelo. A Biosfera foca na conservação das espécies de fauna e flora, na reabilitação de ecossistemas marinhos e costeiros, na sensibilização e educação ambiental e no desenvolvimento local. A nossa maior área de actuação tem sido as ilhas desertas de Santa Luzia e Ilhéus Branco e Raso onde desenvolvemos a conservação activa no terreno e a vigilância contra caça ilegal e outras perturbações humanas. Nas restantes ilhas temos apostado em programas de sensibilização ambiental e cooperação com as autoridades locais e nacionais.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação de aves marinhas:

Isabel Fortes

Bióloga e coordenador de campo

Aluno de mestrado da Univ. Coimbra

Arielson Delgado

Biólogo e analista de dados científicos

Stefan Delgado

Assistente de campo

Projecto Vitó

 

 

Twitter: @projecto_vito

Facebook: @projectovitofogo

Instagram: projectovito.fogo

 

O Projecto Vitó é uma Associação ambiental criada em 2009 na ilha do Fogo com o intuito de proteger as tartarugas marinhas na Cidade de S. Filipe. Em 2010, a Associação foi formalmente legalizada. Nos primeiros 3 anos, o Projecto Vitó desenvolveu as suas ações apenas na ilha do Fogo. A partir de 2012 alargou a sua área de ação à Reserva Integral – Ilhéus Rombos e em 2015 ao Parque Natural da Ilha do Fogo.

Atualmente Associação Projecto Vitó é uma das principais ONGs de proteção do ambiente de Cabo Verde. Para além, das tartarugas marinhas, répteis terrestres endémicos, plantas endémicas ameaçadas, a associação vem trabalhando com todas as espécies de aves marinhas que nidificam em Cabo Verde. O Projecto Vitó, ao longo dos seus 10 anos de existência, conseguiu criar uma equipa multidisciplinar e uma rede de parceiros e financiadores que tem favorecido o seu desenvolvimento a nível organizacional e a nível do impacto das suas ações.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação das aves marinhas:

Herculano Andrade Dinis

Director executivo

Emanuel Silva

Coordenador financeiro e administrativo

Admilton Pina

Assistente de campo

Andreia Leal

Biologa – Técnica de campo

Aluna de mestrado da Univ. Barcelona

Cátio Pina

Assistente de campo

Deusa Araújo

Técnica de campo

Gilson Montrond

Biólogo – Técnico de campo

Aluno de mestrado Univ. Cape Town

Ivandra Gomes

Técnica de campo

Nadito Barbosa

Biólogo – Técnico de campo

Vânia Varela

Bióloga – Técnica de campo

Spea

A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não-governamental com uma vocação científica e missão dirigida à conservação das aves e dos seus habitats. Foi fundada a 25 de novembro de 1993, e desde 1999 é o parceiro Português da BirdLife International, uma rede internacional de organizações de ambiente que atua em mais de 100 países.

A SPEA desenvolve projetos em todo o território nacional e também em parceria no estrangeiro (ex.: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Malta e Grécia)

Tem como missão o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras. Outras das suas prioridades também são a sensibilização ambiental e a promoção da observação de aves (Birdwatching).

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação das aves marinhas:

Pedro Geraldes

Técnico Principal de Conservação Marinha e coordenador

Joana Bores

Técnica de conservação marinha

Universidade de Barcelona

Universidade de Barcelona, fundada em 1450, é uma das universidades públicas mais importantes de Espanha, estando sediada em Barcelona. Na faculdade de biologia desta universidade, encontra-se o grupo de investigação em ecologia de aves marinhas, dirigido por Jacob González-Solís. Neste grupo dedica-se à investigação básica e aplicada sobre a ecologia do movimento (comportamento no mar, distribuição e migrações, estratégias de procura de alimento e dieta, genética da migração, navegação e orientação, especialização individual), conservação (interacção com artes de pesca, gestão e planificação espacial, resolução de incertezas taxonómicas), interacções simbióticas (coevolução, relações hospede-parasita, transmissão de patógenos) e contaminação marina (metais pesados, contaminantes orgânicos persistentes, contaminação por plásticos) utilizando as aves marinhas como modelo de estudo.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação das aves marinhas:

Jacob González-Solís

Professor catedrático de Zoologia

Teresa Militão

Pós-doutorada

Mariona Sardá

Coordenadora

Sarah Saldanha

Aluna de doutoramento

Fernando Medrano

Aluno de doutoramento

Catelene Monteiro

Aluna de mestrado

Rosiane Fortes

Aluna de mestrado

Universidade Coimbra

A Universidade de Coimbra integra vários centros de investigação multidisciplinares, como por exemplo o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que concentra uma grande diversidade de valências, capacidades e meios. Desenvolve as suas actividades de investigação orientadas para os problemas da sociedade, em parceria com centros de investigação nacionais e internacionais. Incorporado no MARE, o grupo de investigação ECOTOP, foca a sua investigação na ecologia e conservação de predadores de topo, usando-os como indicadores de qualidade ambiental, sentinelas da saúde dos ecossistemas e promotores da conservação da biodiversidade.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação das aves marinhas:

Jaime Albino Ramos

Professor Auxiliar com Agregação

Vitor Hugo Paiva

Investigador sénior e coordenador

Filipe Rafael Ceia

Investigador sénior

Pedro Miguel Araújo

Investigador sénior (Univ. Porto)

Diana Macedo Matos

Aluna de doutoramento

Ivo Sarmento

Bolseiro

Gilson Semedo

Aluno de doutoramento

Nathalie Almeida

Aluna de doutoramento

Ana Rita Carreiro

Aluna de doutoramento

Jorge Miguel Pereira

Aluno de doutoramento

Isabel Rodrigues

Aluna de mestrado

Associação Projeto Biodiversidade

Projeto Biodiversidade é uma organização cabo-verdiana sem fins lucrativos empenhada em proteger a vida selvagem através de programas de proteção ambiental conduzidos pela comunidade, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Defendemos a biodiversidade, e o nosso objetivo é desenvolver projetos de conservação sustentáveis que possam inspirar os outros a preocuparem-se com o mundo natural que os rodeia.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação das aves marinhas:

Berta Renom

Directora

 

Marcos Hernández

Coordinador programa aves

Artur Lopes

Técnico de campo

Carolino Fernandes

Técnico de campo

Bios.CV

BIOS.CV é uma ONG caboverdiana cediada na ilha da Boa Vista, dedicada à conservação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável ao longo de 20 anos. Os programas incluem a proteção de habitat das espécies ameaçadas em Cabo Verde (tartarugas marinhas e aves), monitorização da baleia-de-bossa na Boa Vista, actividades de educação ambiental dirigidas à comunidade local e visitante, e formação de jovens na conservação das espécies e habitats protegidos de Cabo Verde.

Fundação Maio Biodiversidade

FMB tem vindo a trabalhar desde 2010 com as principais autoridades e parceiros locais para alcançar a melhor gestão e implementação das Áreas Protegidas, assim como a apoiar os parceiros em estudos de impacto ambiente dos principais projecto de construção que estão a ser desenvolvidos na ilha do Maio.

A participação das comunidades locais é vital para garantir a recuperação e sustentabilidade do meio ambiente, de maneira a que as espécies e as comunidades locais prosperem lado a lado.  Para isso, a FMB está a executar um programa de reconhecimento internacionalmente de conservação baseado nas comunidades locais.

Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA)

Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) é um instituto Público de serviço personalizado do estado, gozando de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, tutelado pelo Ministério do Ambiente Agricultura (MAA).

A missão do INIDA de acordo com os seus estatutos publicados e atualizados em Junho de 2018 (BO, nº40 serie I de 20 de junho 2018), centra-se na promoção da competitividade dos sistemas agrários e dos sistemas de produção, através da produção de conhecimento científico, investigação, experimentação e desenvolvimento no domínio das ciências agrarias e recursos naturais (incluindo a Biodiversidade).

Lantuna

Facebook: https://www.facebook.com/lantunacv/

Instagram: lantuna.cv

A Lantuna é uma ONG cabo-verdiana constituída em 2013, que tem como objectivo o estudo, a conservação e protecção do ambiente do arquipélago. Procura contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e urbanas, bem como para a promoção de actividades ecoturísticas, educativas e culturais relacionadas com a natureza e cultura cabo-verdianas.

Temos desenvolvido ações de conservação da biodiversidade na Baía do Inferno (ilha de Santiago) desde 2014, e estabelecemos laços de confiança com as comunidades de Porto Mosquito, Porto Rincão e Entre Picos de Reda, integrando-as assim na proteção dos recursos naturais da Baía do Inferno. A Lantuna tem contribuído para o aumento do conhecimento sobre as aves marinhas na ilha de Santiago e as várias ações de sensibilização desenvolvidas têm contribuído para diminuir a captura humana.

Principais pessoas envolvidas na equipa de conservação das aves marinhas:

Diego Alhinho

Presidente

Ana Veiga

Diretora executiva

Universidade de Cabo Verde

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) é a única instituição pública com o caráter de universidade no país, sendo, portanto, referência para o ensino superior cabo-verdiano. Possui seis unidades orgânicas, com sua reitoria instalada na cidade Praia.

A Uni-CV é um centro de criação, difusão e promoção da cultura, ciência e tecnologia, articulando o estudo e a investigação, de modo a potenciar o desenvolvimento humano, como fator estratégico do desenvolvimento sustentável do país.

A Uni-CV está implicada na formação e capacitação de estudantes na área da biologia e da conservação das aves marinhas. Através da Uni-CV, os estudantes têm a oportunidade de participar ativamente nos trabalhos de investigação que estão a ser desenvolvidos nestas áreas.